Linhas de Pesquisa - Dinâmica dos Oceanos e Costeira

Os estudos em Dinâmica dos Oceanos e Costeira buscam a compreensão, quantificação e previsão das características físicas das regiões estuarinas, costeiras e oceânicas, além da dinâmica dos processos que controlam a circulação e mistura nestes ambientes.

Entender os movimentos dos Oceanos é o foco principal desta linha de pesquisa do PPGOFQG. Para isso, diversas ferramentas são utilizadas, tais como: oceanografia observacional clássica através da execução de estações oceanográficas; utilização de instrumentos autônomos, lagrangeanos e eulerianos para medição de correntes oceânicas; sensoriamento remoto; modelagem numérica e analítica; dentre outras.

As principais iniciativas dentro desta linha de pesquisa estão relacionadas à: (1) Circulação Oceânica e Costeira; (2) Dinâmica Estuarina; (3) Modelagem Numérica e Analítica; (4) Dinâmica de Vórtices Oceânicos; (5) Sensoriamento Remoto; (6) Bio-ótica Marinha; (7) Oceanos & Clima; (8) Dinâmica de Meso- e Sub-mesoescala; e (9) Oceanografia de Médias e Altas Latitudes.

Os atuais Alunos de Mestrado e Doutorado do PPGOFQG estão envolvidos em projetos que investigam as seguintes questões: a) Como os modelos e reanálises oceânicas representam a oceanografia regional, a biogeoquímica e a produção de águas profundas e de fundo? b) De que forma os processos dinâmicos de meso e submesoescala interagem e interferem nos processos físicos, químicos e biológicos? c) Quais as alterações observadas nas massas de água regionais e globais? d) Qual o papel das frentes de plataforma?