Linhas de Pesquisa -Processos Químicos e Físicos nos Sedimentos Continentais, Costeiros e Oceânicos

Os estudos nesta linha de Pesquisa buscam uma melhor compreensão da caracterização e evolução das zonas costeiras, o entendimento das alterações pretéritas da Terra e a quantificação das trocas geoquímicas entre os diferentes compartimentos do planeta.

Entender as alterações e dinâmica das zonas costeiras e plataforma continental adjacente é o foco principal desta linha de pesquisa do PPGOFQG. Sendo assim, compreender os aspectos geológicos do passado e do presente são extremamente importantes para fornecer um contexto natural para previsões futuras.

As principais iniciativas dentro desta linha de pesquisa estão relacionadas à: (1) Erosão e Proteção Costeira; (2) Sedimentologia; (3) Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo; (4) Morfodinâmica Costeira; (5) Recursos Minerais do Mar; (6) Processos Costeiros e Eventos Extremos; (7) Geoquímica Marinha e de Ambientes Costeiros; (8) Paleontologia e Paleoceanografia; e (10) Ambientes Deposicionais Costeiros.

Os estudantes de Mestrado e Doutorado atuais estão envolvidos em projetos que investigam as seguintes questões: a) Como foi formada a planície costeira durante o Quaternário? (b) De que forma a modelagem geofísica auxilia na compreensão da tectônica de planícies costeiras? (c) Como avançar na criação de mapas de sensibilidade ambiental? (d) Como se distribuem os recursos minerais do mar? (e) Como as barreiras geoquímicas estão relacionadas com os depósitos quaternários continentais e marinhos?