Informação da Coordenação - COMBOL

Prezados Professores e Alunos,

 
Segundo o Capítulo VI do Regimento Geral do PPG da FURG, aprovado em 1/setembro/2017, cada Programa deverá ter uma Comissão de Bolsas, cujas funções serão:
 

CAPÍTULO VI - COMISSÃO DE BOLSAS

Art. 25 - São atribuições da Comissão de Bolsas:


I. Observar as normas do Programa e zelar pelo seu cumprimento;

II. Definir e divulgar os critérios de seleção de estudantes para a concessão das bolsas, observando as diretrizes dos órgãos de fomento;

III. Organizar e realizar a chamada pública do processo de seleção dos candidatos às bolsas do Programa;

IV. Manter um sistema de acompanhamento do desempenho acadêmico dos bolsistas e do cumprimento das diferentes fases previstas no programa de estudos.

V. Registrar e avaliar o estágio de docência, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio. 

 
Na reunião Ordinária 02/2017 da COMCUR do Programa, foi definido que os membros da COMCUR serão os representantes docentes na COMBOL, sendo definido que essa nova Comissão deverá atuar tanto na concessão quanto na avaliação anual da manutenção das bolsas do Programa.
 
Em relação ao processo de concessão de bolsas, foi definido que imediatamente após a matrícula dos Alunos no Programa deverá ser feita ampla divulgação dos critérios de concessão das bolsas do PPGOFQG. Foi definido pela COMBOL que esses critérios seguirão as Normas Internas vigentes, e que o resultado final do processo de concessão deverá ser amplamente divulgado. Na presente reunião, uma nova redação para os Artigos 22 e 23 das Normas Internas do Programa foi proposta pela COMCUR, devendo ser aprovada em reunião futura de revisão das Normas Internas com todo o corpo docente.  
 
Em relação ao processo de avaliação da manutenção das bolsas dos Alunos a cada 12 meses, foi definido que perderá a bolsa o Aluno que: 1) tirar um conceito D em uma das disciplinas obrigatórias; 2) for reprovado pela maioria dos membros da Banca de Acompanhamento; 3) for reprovado nas Disciplinas de Seminários; 4) for reprovado pelo parecer do Orientador. Após ampla discussão, foi definido que o Aluno que perder a bolsa só poderá concorrer a nova bolsa se fizer um novo Processo Seletivo.
 
Em função dessa nova demanda do Regimento dos PPG, passaremos a adotar os critérios e procedimentos acima definidos já no 1 semestre de 2018. Após análise dos critérios acima mencionados, informamos que todos alunos bolsistas mantiveram suas bolsas para os próximos 12 meses.
 
Atenciosamente,
 
Elisa Fernandes
Coordenadora do PPGOFQG